Quando assistimos aos jogos de qualquer campeonato europeu é comum vermos nos estádios a torcida utilizando todo tipo de material esportivo do clube do coração. Um dos produtos mais requisitados por eles e mais comercializados na Europa são os cachecóis. Essa febre dos cachecóis começou há 30 anos e recebe o nome de Cachecol Desportivo. Todos os grandes clubes possuem um cachecol personalizado, da cor do time, logo e uma frase que demonstra a paixão do torcedor.

Essa mania na Europa é totalmente explicada devido à baixa temperatura que as pessoas enfrentam. A prova disso é que, apesar de todos pararem nessa época em que o frio é mais intenso, que é próximo ao Natal e Ano Novo, muitos jogos acontecem em campos cobertos com neve. Isso acontece freqüentemente nos campeonatos europeus, onde os atletas enfrentam problemas com a visibilidade e assim, jogam com uma bola de cor diferente.

Então, a torcida é convocada para assistir e prestigiar os jogadores do seu time em qualquer  condição climática. Por isso, uma das soluções encontradas pelos torcedores, que foi muito bem  aproveitada pelos clubes foi lançar esses cachecóis personalizados.

Para os europeus, o Cachecol  Desportivo é um amuleto da sorte, para nós ALVINEGROS não é diferente. Por isso, é freqüente,  tanto no verão como no inverno, os torcedores usarem os seus nos estádios e ruas. Muitas vezes  os torcedores europeus preferem usar o Cachecol Desportivo ao uniforme do seu clube nos dias de  jogos, mas essa hipótese é descartada por nós que adoramos e veneramos o Manto Sagrado.

 Os cachecóis e os torcedores ao longo dos anos foram se tornando inseparáveis, hoje em dia os  cachecóis fazem parte das festas nas arquibancadas, O costume é de levantá-los, estendê-los com  as mãos e entoar os cânticos de amor ao seu clube. O visual é incrível, muito lindo, o efeito é muito  bacana nos estádios.

 Pra quem já foi à Europa sabe que é muito comum entrar nas lojas dos clubes e se deparar  com uma diversidade muito grande de cachecóis. Às vezes encontramos mais modelos de  cachecóis do que de camisas do time. No Brasil colecionamos camisas de futebol. Por lá  encontramos muitos colecionadores de cachecóis.  Aqui a febre dos cachecóis chega com a  mesma força.

 Como foi descrito anteriormente o uso do Cachecol Desportivo nos jogos de futebol já é freqüente  na Europa e a grande Família Alvinegra, está trazendo essa mania para o Brasil e  principalmente para Minas Gerais onde se concentra o maior numero de torcedores “Xiitas” do Clube Atlético Mineiro.

Família Alvinegra, assim como levamos o primeiro mascote inflável de clubes para o estádio, o primeiro bandeirão para a arquibancada do Mineirão, o primeiro mascote vestido a caráter para os estádios (GALO DOIDO), seremos novamente os pioneiros com a idéia dos cachecóis nos estádios do Brasil e posteriormente copiados. A verdade é uma só: seremos copiados, mas jamais comparados!

Saudações Alvinegras